Fonte: Uol Tecnologia
O titulo do post já dá pistas: vem mais encrenca por aí. Mal saímos do bug do milênio e já estão preocupados com outro.
Na mesma linha do bug anterior, este também tem a ver com tempo e datas. O problema afeta programas que utilizam a representação de tempo Posix (Interface portátil entre sistemas operacionais), baseada em Unix - sistema operacional que controla a maioria dos servidores.
Nessa representação, o tempo é cálculado desde 1o de janeiro de 1970 e usa um número binário (representado por zeros e uns) de 32 bits. A última data que pode ser representada nesse formato é 03:14:07 de 19 de janeiro de 2038 (32 números 1 seguidos).
Após esse momento, a data será representada por um número decimal negativo (foto). Isso fará o calendário voltar para 1970 ou 1901, afetando a maioria dos programas executados pelo sistema. Bug a vista!
PS - E dessa vez não vai ser tão simples resolver. Mudar a base de dados para 64 bits. A mudança quebraria a compatibilidade binária de alguns softwares. O Zip - compactador - foi construído para 32 bits. Muitos sistemas embarcados feitos até 2006 usam arquitetura de 32 bits. Tomara que consigam fazer a migração dos sistemas até 2038. No aguardo e torcendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário